FRANCOFONIA - FRANÇA - ZAZ

Isabelle Geffroy, mais conhecida pelo nome artístico Zaz, é uma cantora nascida em Tours, na França, em 1980. Em 1985, aos 5 anos, ela entra no conservatório de Tours, onde fica até seus 11 anos e aprende a tocar alguns instrumentos, assim como canto coral. 

Em 1994, após o divórcio de seus pais, ela acompanha sua mãe que se muda para Libourne, perto de Bordeaux. Em 1995, a adolescente faz aulas de canto. Em 200, começa a frequentar aulas na escola de música CIAM, de Bordeaux.

Entre suas influências musicais ela cita As Quatro Estações, de Vivaldi, as cantoras de jazz, como Ella Fitzgerald, a música francesa, ritmos afro, latino-americanos e cubanos.

Zaz se lança como cantora no grupo de blues Fifty Fingers, faz parte de um quinteto de jazz em Angoulême e se torna uma das quatro cantoras de Izar Adatz, uma orquestra basca de variedades, com 16 integrantes, em Tarnos. Depois de fazer parte de alguns grupos musicais de Bordeaux, em 2006 ela começa a trabalhar em um cabaret de Paris, onde fica um ano e meio. Em 2007, Zaz responde a um anúncio da internet do produtor, autor e compositor Kerredine Soltani, que procura uma voz rouca. É ele quem escreve para ela a música Je Veux. Depois de vários trabalhos e reconhecimento em vários festivais, Zaz ganha a final da terceira edição do concurso "Le Tremplin Génération", que acontece no Olympia de Paris, em 2009. Isso lhe permitiu gravar seu primeiro álbum. Algum tempo depois, Zaz ocupa a parada de sucessos da Bélgica, Suíça e Áustria.

Em 2011, a música Je Veux é eleita "Música do Ano" preferida dos franceses, ao mesmo tempo em que Zaz é eleita "Artista do Ano da Nova Cena", pelos internautas do site ParisMatch.com. Seu álbum se torna igualmente nº 1 em vendas, com mais de um milhão de exemplares vendidos, e é rapidamente certificado disco de diamante.

Enfim, Zaz é hoje um grande exemplo da boa música francesa que arrebata corações mundo a fora. Além da voz única e do estilo super autêntico, é dona de uma simpatia ímpar. Eu não me perdoo por ter perdido seu primeiro show no Brasil. Na época eu dava muitas aulas de francês em Jundiaí e não pude ir pegar meu ingresso no SESC, em São Paulo. Uma amiga, que morava em São Paulo, teve preguiça de ir buscar para mim! Mas enfim... isso é outra história!

Zaz Oficial


@zaz_off #zaz


Fonte:

Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog