Decidi usar meu blog para explorar todas as cores, sons, imagens e sabores da franconfonia.
Francofonia: conjunto de países que tem em comum o uso, total ou parcial, da língua francesa.
Rokia Traoré nasceu no Mali, o que já me proporcionou uma pesquisa interessante, que eu nunca havia feito antes: quem nasce no Mali é... ? Segundo alguns sites, quem nasce no Mali é maliano(a) ou malinês(a). Por isso adoro pesquisar! Aprendo muito com as pesquisas!
Mas, enfim, voltemos a falar da artista. Filha de um diplomata malinês e de uma enfermeira, ela é a quarta de sete irmãos. Sua infância foi marcada por numerosas mudanças de endereço, entre Arábia Saudita, Argélia, Bélgica e França, conforme exigia o trabalho de seu pai. A garotinha mostra, muito cedo, um interesse pela música. Seu pai, saxofonista amador, lhe oferece um primeiro violão e aperfeiçoa sua cultura musical apresentando-lhe ao jazz. No ensino médio, a adolescente se torna cantora de um grupo de rap. Os membros do grupo fazem uma vaquinha e conseguem financiar um clip, que surpreende e é mostrado na tv malinesa. Paralelamente, Rokia Traoré continua seus estudos de antropologia. A partir de 1997, a jovem cantora chama a atenção na França, no palco do Festival Musique Métisse d'Angoulême. O sucesso de seu primeiro álbum, Mouneïsse (1998), e o prêmio do Concurso Descobertas África de RFI lançam rapidamente sua carreira.
Em 2016, Rokia Traoré foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU, para os refugiados (ACNUR), para a África Ocidental e Central.
Apesar de meu blog ter como foco a francofonia, resolvi postar aqui um vídeo em que Rokia canta em cambara, língua falada no Mali e em alguns países da região. A música é fascinante!! Espero que gostem!
Deixo aqui também o link de uma entrevista de Rokia para VOA Afrique, durante lançamento de seu 6º álbum, Né So, nos EUA. A entrevista é em francês, a apresentadora é muito simpática, tem uma voz super agradável e um francês delicioso de se ouvir. Vale a pena assistir até o final.
De 10 a 17 de junho – O Moviecomarte apresenta: FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS Programação : ASTERIX – O DOMÍNIO DOS DEUSES dias 10/06 as 14horas – e 14/06 as 11horas O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César. HIPÓCRATES dias 10/06 – as 17horas e 13/06 – as 14horas Benjamin (Vincent Lacoste) tem certeza que nasceu para ser um grande médico, mas sua primeira experiência como residente não rende o esperado. No mesmo hospital trabalha seu pai (Jacques Gamblin), profissional renomado que se recusa a...
Comentários
Postar um comentário