FRANCOFONIA - BÉLGICA - STROMAE

Decidi usar meu blog para explorar todas as cores, sons, imagens e sabores da franconfonia.

Francofonia: conjunto de países que tem em comum o uso, total ou parcial, da língua francesa.

O artista que escolhi para estrear minha coluna é o melhor exemplo possível de francofonia: @stromae.

Filho de pai ruandês e de mãe belga, o belgo-ruandês Paul Van Haver nasceu em 1985 em Bruxelas, Bélgica, e teve contato com seu pai apenas vinte vezes em sua vida, o que é bem exemplificado em sua música "Papaoutai", uma de minhas preferidas, aliás.

Papa, où t'es ?  =  Papai, onde você está ?

Stromae foi criado por sua mãe, pois seu pai foi uma das vítimas do genocídio de Ruanda, de 1994. Ele começou a se interessar por música aos 11 anos de idade. Frequentou a Académie Musicale de Jette, onde estudou história da música e aprendeu a tocar bateria. Em 2000, apareceu como o rapper "Opmaestro", mas depois mudou seu nome artístico para Stromae (uma inversão silábica de "maestro", uma prática em francês chamada Verlan).

Stromae criou uma divertida série de vídeos chamada "Les Leçons de Stromae" (disponíveis no Youtube).

Eu, particularmente, conheci o Stromae, coincidentemente, indo dar aula de francês. O carro ao lado estava com as janelas abertas e o motorista ouvia "Alors On Danse" no último volume. Foi amor a primeira vista!! Pela música, óbvio!

Stromae estourou na Bélgica e, na época, foi apontado como o principal nome belga com potencial para estourar mundo a fora. Não erraram!! Depois de muito sucesso, afastou-se devido a esgotamento emocional e, felizmente, retornou com tudo!!! Ele canta, compõe, produz e dirige seus próprios vídeos. Tudo com muito sarcasmo e bom humor, sempre bem-vindos.

#stromae


Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog