Quênia : o refúgio dos flamingos ameaçado pelo desmatamento

France 2 foi ao Quênia para descobrir um espetáculo majestoso. Milhares de flamingos são encontrados nos lagos do Vale do Rift, mas o desmatamento ameaça esse refúgio.

Quando o sol nasce, o lago Bogoria (Quênia) fica rosa. É um dos cartões postais mais bonitos do Quênia. Após a estação das chuvas, o país abriga três quartos das populações de flamingo rosa e de flamingo anão do mundo. A cada ano, dezenas de milhares de turistas vêm de todo o planeta para admirar o espetáculo.

"É realmente bonito. Eu nunca vi tantos pássaros em um lago", exclama um turista.

Alguns lagos estão desertos. Foram abandonados pelos flamingos
Infelizmente, os flamingos começaram a abandonar alguns dos lagos onde moravam. Por exemplo, a cem quilômetros de Bogoria: o lago Nakuru, anteriormente conhecido por seus flamingos. "Dez anos atrás, você podia ver milhões de flamingos, parecia uma grande nuvem rosa. Hoje, você não pode ver muito", disse Jackson Raini, diretor da rede de proteção de flamingos. Em 2013, após as inundações, o nível do lago de água salgada aumentou muito, sua área de superfície dobrou. O salinidade da água também subiu demais e a água doce desapare rapidamente. Isso impede que algumas algas sobrevivam. Sem alga, sem comida para os flamingos. Com isso, essa espécie sai a procura de outros lagos.

Segundo Jacson Raini, hoje ocorre um efeito chamado guarda-chuva. Toda água da chuva que cai na região vai diretamente para o lago, aumentando sua superfície. Tudo isso acontece porque houve um grande desmatamento da floresta ao redor dos lagos. 60% da floresta foi desmatada. Esta floresta servia como um filtro para a água do lago.

Estes flamingos ainda encontram alimento em alguns lagos do Quênia. Mas, a situação desses lagos também é inquietante, com o aumento de suas superfícies. Outro detalhe curioro: normalmente, os flamingos chegam no mês de julho. Este ano eles chegaram em janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog